O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), respondeu na segunda-feira às declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro, que alegou, sem apresentar provas, que as eleições de 2024 no estado tiveram seções funcionando até a meia-noite, favorecendo a esquerda.
Jerônimo reforçou a confiança no sistema eleitoral e destacou o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). “Olha, eu prefiro dizer da responsabilidade que o TSE e o TRE têm. Nós temos uma instituição suprema que coordena as eleições no Brasil de muita responsabilidade”, afirmou em entrevista ao Bnews.
O governador elogiou a transparência do processo eleitoral e destacou a rapidez da apuração. “Foi a mesma Justiça que o elegeu em 2018”, disse, referindo-se a Bolsonaro. Ele também enfatizou o respeito às instituições e aos profissionais envolvidos no pleito.
“É melhor a gente poder trazer as coisas boas, sérias e responsáveis, cumprindo a lei e respeitando os profissionais, tanto os que dirigem, como o caso aqui, o desembargador, que coordena o TRE, como todos os profissionais, inclusive as pessoas que são convocadas pela justiça e que vão poder apoiar”, completou.
A legislação eleitoral brasileira determina o encerramento das seções às 17h, salvo casos excepcionais. Não há registros oficiais de votações ocorrendo após esse horário em 2024 na Bahia.