A Prefeitura de Paulo Afonso divulgou, na sexta-feira (7), uma nota oficial sobre o pagamento do adicional de insalubridade dos servidores municipais. O comunicado informa que a administração realiza uma auditoria na folha de pagamento do município, incluindo o exercício de 2024, para corrigir irregularidades na concessão do benefício.
Segundo a Prefeitura, uma empresa especializada foi contratada para emitir laudos técnicos e garantir que os percentuais de insalubridade sejam aplicados corretamente, respeitando a legislação vigente. O objetivo é assegurar que todos os direitos dos servidores sejam respeitados e que os pagamentos ocorram de forma transparente.
“Foram identificadas diversas irregularidades na concessão do benefício de insalubridade para alguns servidores. Para garantir a precisão nos cálculos e a legalidade dos pagamentos, foi contratada uma empresa especializada, responsável por emitir laudos técnicos sobre os percentuais corretos de insalubridade. Dessa forma, a concessão do benefício será realizada em total conformidade com a legislação vigente”, detalhou o comunicado.
A nota ainda destaca que servidores que não receberam o adicional de insalubridade, mas têm direito ao benefício, receberão os valores retroativos ao final da auditoria. Já os pagamentos indevidos serão corrigidos.
“Caso, eventualmente, algum servidor que tenha direito a receber o adicional de insalubridade ficou sem perceber o vencimento, ao final da auditoria irá receber todo e qualquer retroativo que é devido. Ao passo que, aos que forem constatados o recebimento irregular do adicional será retirado o pagamento indevido”, informou a Prefeitura.
No mesmo dia, a Prefeitura divulgou um novo comunicado informando que a folha de insalubridade referente a janeiro foi finalizada e encaminhada às instituições financeiras. Os pagamentos começaram a ser efetuados a partir das 16h30.