Prepare o coração, torcedor! A noite desta quarta-feira (2) marca o retorno do Vitória à Copa Sul-Americana depois de nove longos anos. O palco dessa reestreia será o Barradão, onde o Leão enfrenta o Universidad Católica, do Equador.
A partida, que vale pela 1ª rodada do Grupo B, tem pontapé inicial marcado para as 21h30. É hora de apoiar o Rubro-Negro em mais uma jornada internacional!
A última vez que o Vitória rugiu na “Sula” foi em 2016. Naquele ano, o regulamento era diferente, sem a fase de grupos que temos hoje. O Leão enfrentou o Coritiba na 2ª fase, mas acabou sendo eliminado.
Antes disso, o time já havia participado da competição em 2009 (sendo o primeiro clube do Nordeste a disputá-la!), 2010, 2013 e 2014. Em 2014, inclusive, chegou às oitavas de final, caindo diante do Atlético Nacional, da Colômbia.
Em 2016, o Vitória até venceu o Coritiba por 2 a 1 no Barradão, mas perdeu por 1 a 0 no jogo de volta, no Couto Pereira, e a regra do gol fora de casa decretou a eliminação. Naquela partida, o time comandado por Vagner Mancini foi a campo com Fernando Miguel, Diego Renan, Victor Ramos, Ramon, Diogo Mateus, Amaral, José Welison, Marcelo, Cárdenas, Marinho e Kieza.
Agora, em 2025, além do Universidad Católica, o Vitória terá pela frente o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Cerro Largo, do Uruguai, na Sul-Americana. O regulamento diz que os primeiros de cada grupo avançam direto para as oitavas, enquanto os segundos disputam um mata-mata contra os terceiros colocados da Libertadores.
O primeiro jogo do Vitória longe de casa na Sul-Americana 2025 será contra o Defensa y Justicia, no dia 10 de abril, uma quinta-feira, às 19h, no Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, cidade da província de Buenos Aires, na Argentina.
A equipe do técnico Thiago Carpini vem de um revés por 2 a 0 contra o Juventude, na estreia do Campeonato Brasileiro, no último sábado (29), em Caxias do Sul. Depois do compromisso pela Sul-Americana, o Rubro-Negro volta a jogar no Barradão, no domingo (6), às 18h30, contra o Flamengo, pela 2ª rodada da Série A.