Paulo Afonso está prestes a vivenciar um marco histórico em sua trajetória: a construção do tão aguardado Hospital Universitário. Na próxima sexta-feira, 4 de abril, às 9h, no Lindinalva Cabral, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, estará na cidade para assinar a ordem de serviço que dará início às obras desse importante equipamento de saúde.
O anúncio foi feito pelo prefeito Mário Galinho em suas redes sociais, destacando a relevância desse momento para a população local. A construção do Hospital Universitário é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com um investimento total de R$ 134 milhões. A unidade contará com 165 leitos, incluindo 30 de UTI, sendo 20 adultos e 10 neonatais, além de seis salas cirúrgicas.
Além da assinatura da ordem de serviço para o hospital, o governador Jerônimo Rodrigues também entregará a reforma de escolas estaduais e a segunda etapa do Sistema de Abastecimento de Água, beneficiando mais de 138 mil habitantes de Paulo Afonso e região.
A expectativa é que as obras do hospital sejam concluídas em 18 meses, proporcionando atendimento de alta complexidade e fortalecendo a rede de saúde na região. O prefeito Mário Galinho ressaltou que o novo hospital contará com um centro de hemodinâmica, ampliando a capacidade de atendimento em cardiologia e doenças vasculares, oferecendo procedimentos de alta complexidade sem que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades.