Prepare seu telescópio! Um visitante gigante está a caminho: um asteroide com dimensões entre 360 e 800 metros, maior que o famoso Pão de Açúcar, no Rio, vai dar um rasante “próximo” à Terra neste sábado, dia 5.
Calma, sem pânico! Batizado de 2025 BC10, o gigante espacial passará a cerca de 3,7 milhões de quilômetros do nosso planeta. Essa distância é equivalente a 9,6 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Para os astrônomos, isso é pertinho!
Asteroide “Próximo da Terra”
A NASA classifica como NEO (objeto próximo da Terra) todo corpo celeste que se aproxima a menos de 7,5 milhões de quilômetros. Se ele tiver mais de 150 metros, entra na categoria de “potencialmente perigoso”.
Apesar do nome, não há motivo para desespero. Essa classificação apenas coloca o asteroide em uma lista de monitoramento constante, com cálculos detalhados de sua rota. No caso do 2025 BC10, ele está totalmente fora de perigo de colisão.
De Olho no Céu
O ponto máximo de aproximação será às 7h12 da manhã (horário de Brasília). Mesmo com essa distância, o evento é uma ótima chance para observação astronômica, e diversos telescópios ao redor do mundo estarão de olho nele.
Quer ver o asteroide ao vivo? O Projeto Telescópio Virtual, da Itália, fará uma transmissão online e gratuita no YouTube, a partir das 17h (horário de Brasília), quando o objeto já estará se afastando.
Origem e Descoberta
Os asteroides são restos rochosos do início do Sistema Solar. A maioria deles fica no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter. Mas alguns, como o 2025 BC10, seguem rotas que os trazem para perto da Terra.
Este asteroide foi descoberto recentemente, em 28 de janeiro de 2025. No dia 30 de março, um dos telescópios do projeto italiano fotografou o objeto, que aparece como um ponto de luz contrastando com o rastro das estrelas ao fundo.
A NASA já calculou a rota de todos os asteroides potencialmente perigosos que conhecemos. A agência garante que nenhum deles representa risco de colisão com a Terra nos próximos 100 anos. A passagem do 2025 BC10 é, portanto, uma oportunidade segura e interessante de observar um visitante espacial gigante.