A Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de um grande ato neste domingo (6). O ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com apoiadores e governadores em defesa da anistia para os presos pelos eventos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Sete governadores marcaram presença no evento. Entre eles, estavam Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Jr. (Paraná), Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Wilson Lima (Amazonas). Uma foto do encontro pré-manifestação circulou nas redes sociais.
Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro, havia confirmado presença. No entanto, fortes chuvas no estado o impediram de comparecer, conforme ele mesmo comunicou em suas redes.
Este foi o quinto ato de Bolsonaro desde que deixou a presidência. Mas, atenção, esta foi a primeira manifestação organizada após ele se tornar réu no Supremo Tribunal Federal.
A primeira manifestação aconteceu em 25 de fevereiro do ano passado, também na Avenida Paulista, e reuniu cerca de 300 mil pessoas. Em 21 de abril, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o público estimado foi de 40 mil pessoas. Já o terceiro protesto, novamente na Avenida Paulista, em 7 de setembro, teve a participação de 60 mil pessoas. O quarto evento, em 16 de março deste ano, novamente em Copacabana, contou com a presença de 25 mil pessoas.