O Governo do Estado e a Embasa entregaram a 2ª etapa de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Paulo Afonso e Santa Brígida, no norte baiano, na sexta-feira (04/04). Com investimento de R$ 46 milhões, dentre recursos BNDES e próprios da Embasa, o empreendimento garante maior segurança na operação do sistema que fornece água tratada de qualidade para cerca de 154 mil habitantes.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou durante o evento a importância do investimento que amplia o sistema de captação, tratamento e distribuição de água. “Com essa nova unidade, Paulo Afonso estará estruturada para os próximos 20, 30 anos. Nessa parceria com o Governo Federal estamos garantindo 100% de abastecimento de água para toda a população da cidade”. Já o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou o impacto da obra para a população e o desenvolvimento da cidade. “Essa parceria está cuidando de gente e transformando vidas, levando água de qualidade para toda Paulo Afonso”, afirmou.
Durante a solenidade de entrega, o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, apresentou o funcionamento do sistema de abastecimento com a entrega da 2ª etapa e reforçou que o empreendimento está permitindo acompanhar o crescimento demográfico da cidade, permitindo maior regularidade no atendimento aos bairros da sede de Paulo Afonso, como Siriema, Riacho da Morena, Moxotó, Barrocas, Pedra Comprida, Centenário, Tancredo Neves e Polo Industrial.
“Destacamos a construção de duas unidades de reservatórios apoiados com capacidade de armazenar 3 mil metros cúbicos de água e uma estação para o tratamento adequado do lodo retirado da água bruta, além de uma estação elevatória flutuante instalada na captação do rio São Francisco”, afirma o presidente da Embasa. A distribuição do sistema recebeu mais três estações de bombeamento de água tratada, melhoria e ampliação da capacidade de duas estações de bombeamento existentes, dois reservatórios que totalizam 3 mil metros cúbicos, duas novas adutoras e 72,4 mil metros de rede distribuidora.
Infraestrutura
O sistema integrado ampliado fornece atualmente 605 litros por segundo, em Paulo Afonso, para abastecer 38.284 domicílios da sede municipal e das localidades de Vila Matias, Boa Esperança, Malhada Grande e Rio do Sal. Em Santa Brígida e nas localidades de Km 40, Riacho, Barriga, Barriguda e Morada Velha são fornecidos 33 litros por segundo, atendendo 4.222 domicílios com água tratada.