O Brasil, gigante da biodiversidade, esconde tesouros alados que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. São as aves endêmicas, verdadeiras joias raras que fazem do nosso país um paraíso para os amantes da natureza. Que tal conhecer algumas dessas belezuras exclusivas do Brasil?
Direto do WikiAves, a maior plataforma brasileira para observadores de aves, selecionamos oito espécies curiosas que merecem toda a nossa atenção. Prepare-se para se encantar com cores vibrantes, cantos melodiosos e histórias fascinantes!
Conheça 8 aves exclusivas do Brasil:
Começamos com o jacupiranga, também conhecido como jacu-de-cocoruto-branco, um gigante de até 82 cm que habita as florestas entre o Pará, Maranhão e Tocantins. Imponente, com sua plumagem escura e crista branca, ele está vulnerável por causa da caça e do desmatamento.
Já o rapazinho-estriado-do-leste é mais discreto, com seus 20 cm e peito bege listrado. Encontrado ao sul do rio Amazonas, entre o Pará e o Maranhão, ele se alimenta de pequenos vertebrados e insetos. Uma vida misteriosa que a ciência ainda desvenda.
O cujubi, também chamado de jacu-verdadeiro, marca presença na Amazônia meridional e no sudoeste de Goiás. Com plumagem preta e branca e barbela vermelha ou azul, ele adora frutas e flores nas alturas, mas também busca comida no chão. Um show à parte!
Na Mata Atlântica, o jacu-estalo chama a atenção com suas cores vibrantes em tons de verde-bronzeado, azul e ferrugem. Seu canto é um pio baixo, mas ele compensa com estalos característicos do bico. Infelizmente, a destruição do habitat o coloca em situação vulnerável.
O mutum-de-bico-vermelho, também da Mata Atlântica, é um símbolo de preocupação. Com apenas cerca de 250 indivíduos na natureza, está em perigo crítico de extinção. O macho se destaca com seu corpo preto, ventre branco e bico vermelho, enquanto a fêmea exibe um tom ferrugíneo. Um casal que precisa de toda a nossa ajuda!
O crejoá, com seu dorso azul-cobalto, peito roxo e colar de penas azuis, é uma verdadeira obra de arte da natureza. Essa ave da família Cotingidae vive nas copas das árvores e se alimenta de frutos. Sua população está em declínio, o que a coloca na lista de espécies “Em Perigo”.
A saíra-apunhalada, criticamente ameaçada, é uma pequena notável com uma mancha vermelha no peito que contrasta com o corpo branco e as asas e cauda negras. Encontrada principalmente no Espírito Santo, mas também com registros em Minas Gerais e Rio de Janeiro, ela sofre com o desmatamento.
Para finalizar, o teque-teque, uma pequena ave passeriforme da Mata Atlântica, com sua cabeça cinza-azulada escura, ventre amarelo e olhos amarelo-ouro. Apesar da distribuição restrita, é classificada como “Pouco Preocupante”.