Boas notícias para o Sudoeste da Bahia! As obras de um trecho importantíssimo da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) estão sendo retomadas. Quem deu a letra foi a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Para refrescar a memória, as atividades nesse trecho da ferrovia tinham parado no dia 1º de abril, mas a boa notícia é que 75% do trabalho já estava finalizado. Essa parte que volta a ganhar vida é do trecho Fiol 1, que liga Ilhéus, no litoral, a Caetité, no coração do Sudoeste baiano, com uma extensão de 537,2 km.
E onde, exatamente, a gente vai ver máquinas e trabalhadores a todo vapor? No lote 4F, que corta os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio, todos eles no Sertão Produtivo. Ah, e em Caetité, preparem-se, porque um terminal intermodal novinho em folha está nos planos!
Essa retomada da Fiol é um gol do governo Lula (PT), que anunciou a novidade durante uma visita a Ilhéus em julho de 2023. E não para por aí! A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quem está com a responsa de tocar os trabalhos é a Bahia Ferrovias S.A.
Além do Fiol 1, a ferrovia tem outros dois trechos: o Fiol 2, que liga Caetité a Barreiras, e o Fiol 3, que vai de Barreiras até Figueirópolis, no Tocantins. Este último, inclusive, está só esperando a licença de instalação para seguir em frente.
Quando estiver prontinha, a Fiol vai ter nada menos que 1.527 km de trilhos, ligando o futuro Porto de Ilhéus a Figueirópolis (TO), e se conectando com a Ferrovia Norte-Sul.