Não é segredo que incluir frutas na alimentação diária faz um bem danado para a saúde. A ciência já provou inúmeras vezes os benefícios desses alimentos, inclusive no tratamento de diversas doenças. E, falando em saúde e Brasil, uma fruta nativa tem chamado a atenção dos pesquisadores: a jabuticaba.
Estudos recentes, conduzidos no Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, apontam que a casca da jabuticaba pode ser uma grande aliada no controle da hiperglicemia. Essa ação se deve à presença de substâncias como as antocianinas, encontradas também em outras frutas de coloração semelhante.
Os múltiplos benefícios da jabuticaba
A equipe da Unicamp segue investigando os efeitos da farinha da casca da jabuticaba em pessoas com síndrome metabólica, condição caracterizada por obesidade abdominal associada ao aumento da pressão arterial e triglicérides. Além disso, outro estudo analisa o impacto do consumo da casca da fruta em indivíduos com declínio cognitivo leve, um quadro que pode preceder a demência.
Mas as boas notícias não param por aí! Pesquisas recentes também comprovaram o efeito das substâncias presentes na casca da jabuticaba no controle do câncer colorretal. O estudo, realizado em animais, apresentou resultados promissores e anima os pesquisadores quanto ao sucesso também em humanos.
E tem mais! A jabuticaba se mostra eficaz até mesmo no controle dos índices glicêmicos em pessoas saudáveis. Que tal incluir essa delícia na sua dieta?