A agricultora baiana Maria Milza dos Santos Fonseca teve seu processo de beatificação autorizado pelo Vaticano. O anúncio foi feito na terça-feira (15), após a recepção da carta oficial do Dicastério para as Causas dos Santos, em Roma, que confirmou a inexistência de impedimentos para o início da causa.
Etapas da canonização
Com isso, Maria Milza passa a ser oficialmente reconhecida como “Serva de Deus”, o primeiro passo no caminho rumo à canonização. A fase diocesana do processo começa em 15 de agosto de 2025, no povoado de Alagoas, local onde ela viveu.
Investigação e critérios
Um tribunal eclesiástico conduzirá a investigação sobre sua vida e virtudes, reunindo testemunhos, documentos e possíveis relatos de milagres. Caso sejam comprovadas virtudes heroicas e um milagre, ela poderá ser declarada Beata. Para a canonização, um segundo milagre é necessário.
História de fé e caridade
Nascida em 15 de agosto de 1923, Maria Milza ficou conhecida por sua dedicação aos pobres, alfabetização de crianças com cartilhas católicas e ações de caridade. Faleceu em 1993 e é lembrada como exemplo de solidariedade e fé. Sua casa virou ponto de peregrinação e hoje abriga o Memorial Maria Milza.