O mundo se despede do Papa Francisco, aos 88 anos, e o San Lorenzo, clube de coração do pontífice, manifestou seu pesar. A paixão de Francisco pelo clube argentino era notória, desde a infância até se tornar Papa.
O San Lorenzo, em comunicado, relembrou o amor inabalável de Francisco pelo clube. “De Jorge Mario Bergoglio para Francisco, houve algo que nunca mudou: o seu amor pelo Ciclón”, dizia a nota, que também mencionava o número de sócio do Papa: 88.235.
Nascido em Buenos Aires, Francisco herdou do pai, um ex-jogador de basquete do clube, a paixão pelo San Lorenzo. Ele acompanhou de perto momentos importantes da história do clube, como o título argentino de 1946.
Em 2013, após ser eleito Papa, Francisco recebeu uma homenagem do San Lorenzo com uma camisa especial. No ano seguinte, o clube conquistou a Copa Libertadores e levou o troféu para uma audiência com o Papa no Vaticano.
Durante o papado de Francisco, a seleção argentina também viveu momentos gloriosos, com as conquistas da Copa América em 2021 e do tricampeonato mundial em 2022, sob o comando de Lionel Messi.
O velório do Papa Francisco será realizado na Basílica de São Pedro, seguido pelo funeral na Praça de São Pedro, informou o Vaticano.