Após o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica se prepara para o conclave, a reunião que vai eleger o novo Papa. E um nome está ganhando força: o do brasileiro Dom Sérgio da Rocha.
Arcebispo de Salvador e líder da Igreja no Brasil, Dom Sérgio tem experiência de sobra e é conhecido por seu trabalho. Essas qualidades o colocam como um dos favoritos para assumir o papado.
Nascido em 1959, em São Paulo, Dom Sérgio trilhou um longo caminho dentro da Igreja. Ele se tornou padre em 1984 e bispo em 2001, liderando importantes cidades como Teresina e Brasília. Em 2020, chegou a Salvador, para ser o arcebispo da cidade.
Em 2016, o Papa Francisco fez de Dom Sérgio um cardeal, dando a ele um título em Roma. Hoje, ele participa de importantes grupos da Igreja, no Vaticano. Ele atua em áreas como a evangelização e o diálogo com os jovens, mostrando que busca sempre a paz e está alinhado com o que o Papa Francisco pensava.
Com 65 anos, Dom Sérgio pode votar e ser votado no conclave, já que apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar. Sua luta pela justiça, a reforma da Igreja e a defesa da Amazônia podem fazer a diferença na escolha do novo Papa.
Dom Sérgio é famoso por ser calmo e por priorizar o diálogo entre as religiões e a proximidade com os fiéis. Quando foi presidente da CNBB, de 2015 a 2019, ajudou a resolver problemas dentro da Igreja e apoiou projetos para os mais pobres e a defesa dos direitos humanos.
A expectativa é que o conclave aconteça dentro de 15 a 20 dias, seguindo as regras da Igreja. Até lá, o Colégio Cardinalício, formado por 132 cardeais, incluindo sete brasileiros, estará no comando da Igreja.