O Vaticano publicou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco no caixão, registradas na Casa Santa Marta, onde o pontífice viveu até seus últimos dias. Em uma das fotos, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, aparece em oração ao lado do corpo.
O velório ocorre de forma reservada na Capela da Casa Santa Marta. Neste primeiro dia, apenas funcionários do Vaticano podem visitar o corpo e prestar homenagens até a meia-noite, no horário de Roma.
Na quarta-feira (23), às 9h (4h no Brasil), o corpo será trasladado para a Basílica de São Pedro. Antes da condução, haverá uma oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
O Vaticano informou que a cerimônia será transmitida ao vivo com comentários em português pelas redes sociais oficiais e pelo site institucional.
O funeral do papa Francisco está marcado para sábado (26), às 5h da manhã no Brasil (10h em Roma), na Praça de São Pedro, com a presença de líderes religiosos, autoridades e fiéis de diversos países.