A Neoenergia Coelba iniciou, na terça-feira (22), a Operação Gatonet nos municípios de Jacobina, Santo Amaro, Irecê e Paulo Afonso. Esta é a primeira vez que a ação ocorre nessas cidades, com foco na remoção de cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes.
As atividades serão realizadas ao longo da semana nas principais vias, intensificando o combate aos provedores irregulares de telecomunicações. Segundo a empresa, o objetivo é reduzir riscos à população e minimizar a poluição visual causada pelos emaranhados de fios.
Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, destacou que em Jacobina a operação conta com parceria da prefeitura. Ele também informou que mais de 200 toneladas de cabos irregulares já foram removidas na Bahia em 2025.
Para evitar a retirada dos cabos e a interrupção do serviço, a distribuidora disponibilizou o e-mail [email protected] para que os provedores possam se regularizar e esclarecer dúvidas.
A Neoenergia Coelba alerta que a instalação irregular de cabos e caixas pode causar acidentes graves e incêndios na fiação devido à baixa qualidade dos equipamentos.