O cantor paraense Augusto Demétrio Neto, conhecido como Gutto Xibatada, faleceu na terça-feira (22), aos 35 anos, devido a complicações causadas pela monkeypox (Mpox), também chamada de varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela família através das redes sociais.
Segundo a irmã do artista, Gutto contraiu o vírus durante a virada do ano e seu quadro de saúde se agravou nos últimos 30 dias. Em vídeo publicado no Instagram, ela revelou que o cantor preferiu manter a doença em segredo, o que dificultou o tratamento. As lesões se espalharam e comprometeram a saúde do músico, que era asmático.
Gutto foi internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém, após o SAMU ser acionado no dia 22 de abril. Ele foi encaminhado diretamente para o CTI, mas não resistiu.
Natural de Belém do Pará, Gutto Xibatada nasceu em 27 de abril de 1990. Cantor de forró, compositor e ator, ele se definia como um artista multifacetado. Antes da música, formou-se em enfermagem e iniciou sua carreira artística como dançarino de toadas em grupos folclóricos.