O empate por 1 a 1 entre Vitória e Grêmio no último domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, teve um foco inesperado: o retorno do zagueiro Wagner Leonardo ao Barradão. Ex-jogador do Leão, onde foi campeão da Série B em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024, Wagner foi alvo de protestos da torcida rubro-negra após sua saída do clube no início do ano. Mas a situação foi além das vaias.
Após a partida, o árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) detalhou na súmula que houve cânticos com teor homofóbico direcionados ao defensor. Segundo o relato, aos 20 minutos do primeiro tempo, o jogo foi paralisado brevemente por conta desses cânticos, seguindo o protocolo da CBF contra a discriminação. O árbitro também registrou que objetos foram arremessados contra os jogadores do Grêmio durante o confronto.
O que diz a súmula e quais os riscos
No documento oficial, Felipe Fernandes foi claro: “Informo que aos 20 minutos do primeiro tempo foi observado os seguintes cantos homofóbicos vindos da torcida do Esporte Clube Vitória: ‘Wagner Leonardo viado, Wagner Leonardo viado’ por diversas vezes.” Ele acrescentou que a arbitragem informou o delegado da partida sobre o fato no momento da paralisação, e que os cânticos não foram repetidos depois.
Com este registro na súmula, o Vitória pode encarar sérias consequências. O clube corre o risco de ser denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de atos discriminatórios, incluindo homofobia. Quais as punições possíveis? Elas vão desde multa e perda de mando de campo, até, em casos extremos, a exclusão da competição.
Vale lembrar que, em 2023, um caso similar levou o Corinthians a perder um mando de campo após sua torcida entoar cânticos homofóbicos. Enquanto isso, o Vitória segue na luta no Brasileirão, ocupando a 16ª posição com seis pontos em seis jogos, mesma pontuação do Atlético Mineiro, o primeiro na zona de rebaixamento. O foco agora se volta para o próximo desafio: o jogo contra o Ceará, neste sábado (3), às 18h30, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela sétima rodada.