Paulo Afonso sediou Encontro Formativo do Curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco

Engenheiros, técnicos, gestores, servidores de órgãos ambientais e especialistas na área, participaram nos dias 27 e 28 de março, do Encontro Formativo do Curso de Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC).

A capacitação que aconteceu no auditório do Hotel Belvedere, em Paulo Afonso, contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Flávio Henrique Magalhães Lima e representantes de vários municípios da região. Os temas abordados foram: governança local das questões ambientais, fortalecimento da gestão ambiental, além de ações do Programa Novo Chico.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) iniciou o programa de capacitação em 2006, sendo que em 2016 o programa passou por uma reestruturação. Em seu novo formato, na 2ª edição, as oficinas de capacitação estão percorrendo as cidades que fazem parte da Bacia do São Francisco: Barreiras (BA), Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA), Xiquexique (BA), Própria (SE).

Segundo Renata Maranhão – representante do Ministério do Meio Ambiente “A escolha de Paulo Afonso para sediar o encontro foi muito oportuna, por ser um município que tem uma secretaria recém-criada, com grandes desafios, e disposta a atuar no enfretamento das problemáticas ambientais do município”.

Flávio Henrique Magalhães Lima falou de sua satisfação em participar de um evento, segundo ele, bastante enriquecedor, pela relevância dos temas abordados. Para o vice-prefeito o apoio dos Governos Estadual e Federal é fundamental para o fortalecimento das ações ambientais no município. 

“Nós ficamos felizes e satisfeitos de receber em Paulo Afonso um curso de tamanha relevância, e esperamos que essas realizações se tornem frequentes para os municípios da região, que precisam muito de apoio e da presença dos órgãos do Estado e da União como parceiros para fortalecer as ações ambientais locais", falou Flávio Henrique.