Na terça-feira (9) o Prefeito Gordo de Raimundo participou da Inauguração da Unidade de Beneficiamento de frutas na Comunidade de Canabrava.
O empreendimento foi financiado pelo ISPN – Instituto Sociedade População e Natureza que fica localizado em Brasília e financia projetos no bioma Caatinga e Cerrado objetivando a preservação dos produtos da sócio biodiversidade entre eles o umbu (nome científico: Spondias tuberosa), fruto endêmico do caatinga e principal matéria prima beneficiada pelos agricultores familiares na mine fábrica.
O prefeito apoiou desde o início o grupo, custeando intercâmbio, terraplanagem do terreno, instalação elétrica, pintura da estrutura, e principalmente com a compra dos produtos através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar fazendo chegar na Alimentação dos estudantes da rede municipal alimentos saudáveis e produzidos pelos agricultores familiares do município.
Em sua fala o gestor disse que O município tem se preocupado com a geração de emprego e renda de mulheres agricultoras e agricultores de Santa Brigida. O prefeito afirmou que e conseguiu através de suas políticas e ações a instalação de uma unidade da de Beneficiamento de frutas na Comunidade de Canabrava gerando assim emprego e renda para os moradores beneficiando diversas famílias disse o prefeito.
A atividade de beneficiamento de frutas chegou ao município através da formação dos agricultores pela ARCAS – Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido que com os serviços de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, financiada pelo Governo Estadual através da Lei estadual de ATER vinculada a SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e a BAHIATER.
A ARCAS através da Técnica em Agropecuária Tarcisia Alves de Souza elaborou o projeto "Frutos da Resistência, Construindo Desenvolvimento Rural Sustentável no Semiárido" junto com a comunidade e em meio a diversas outras organizações de diversos estados do bioma Caatinga foi vencedor.
A conquista da Unidade de Beneficiamento de Frutas é resultado do trabalho e parceria entre Agricultores organizados, entidades da sociedade civil (ARCAS, ISPN, AGENDHA) e poderes públicos municipais e estaduais comprometidos com a agricultura familiar, a geração de renda e a agregação de valor aos produtos da sócio biodiversidade.