Um torcedor do Botafogo foi preso na noite da última quarta-feira (16), por injúria racial a família do atacante Vinícius Jr, do Flamengo, no Estádio Nílton Santos. As duas equipes se enfrentaram pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil e ficaram no empate sem gols. Sem ter o nome divulgado, o torcedor foi detido em flagrante pela polícia que encaminhou ao Juizado Especial Criminal do Local (Jecrim).
As câmeras captaram as imagens do momento que o homem, de camisa branca do clube alvinegro, faz o gesto racial à família do jovem jogador. Após prestar depoimento e ser liberado, ele deverá responder processo, em liberdade, pelo crime de injúria racial previsto no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal. A pena prevista é de reclusão de 1 a 3, além de multa.
Um tio e uma tia do atleta se sentiram ofendidos e prestaram queixa. Eles assistiram a partida em um dos camarotes reservados a delegação do Flamengo. Através das suas contas oficiais no Twitter, o rubro-negro carioca e a Copa do Brasil repudiaram as ofensas a familía de Vinícius.