Existem duas teses principais acerca da população do Bairro Tancredo Neves, em Paulo Afonso. A primeira afirma que o bairro tem em torno de 42 mil habitantes, enquanto que a segunda aponta ser o melhor bairro para se viver.
Seja qual for a tese adotada, ambas posicionam o BTN como um bairro com uma população maior do que a contabilizada em mais de 200 cidades baianas. Se formos considerar os 42 mil habitantes, teremos, em números arredondados segundo o IBGE para melhor entendimento, as cidades de Jeremoabo (40.587), Santa Brígida (15.060), Glória (16.003), Rodelas (8.692), Macururé (8.417), Abaré (18.999), Chorrochó (11.444), Pedro Alexandre (18.051).
Mas se o leitor preferir a tese de que o bairro Tancredo Neves possui, de fato, mais de 42 mil habitantes, então se confirma a tese de que o BTN, “é uma verdadeira cidade”. Com os investimentos da prefeitura de Paulo Afonso, o BTN vai aos poucos se transformando numa verdadeira academia de saúde, se comparada a maioria da cidades baianas. O aglomerado de bairros que forma o BTN, já dispõe de um hospital com maternidade, uma policlínica será instalada, CRAS, CREAS, banco, postos de serviço. Além de todos este fatores positivos, o prefeito em exercicio, Flávio Henrique Magalhães Lima, anunciou recentemente que a UTI será instalada nas dependências do HMPA.