O salgado mais amado – e maior protagonista de invencionices – no País ganhou agora uma versão para te impressionar neste fim de ano. Uma loja do Recife uniu o quitute às tradições natalinas e criou nada menos do que uma árvore de Natal de coxinha.
A invenção tem números impressionantes: 1m de altura, pesa 17kg e possui, em média, 850 coxinhas, que é capaz de servir de 90 a 100 pessoas. A ideia original era manter a árvore apenas como decoração, mas a loja passou a receber encomendas.
Tudo começou em uma reunião sobre decoração natalina da Socorro Doces e Salgados. A equipe da loja, que existe há mais de 20 anos, discutia como enfeitariam o lugar e destacariam o carro-chefe da casa, as coxinhas. Foi então que surgiu a ideia de fazer uma arvore de coxinha.
Num primeiro momento, quando levantamos essa hipótese, todo mundo caiu na risada. Mas levamos a sério e fomos atrás dos moldes", contou Mariana Estevam, gerente comercial, ao UOL.
Ela conta que a base da árvore é feita de módulos de isopor sobrepostos. "Procuramos os módulos e fomos fazendo testes de como as coxinhas ficariam melhor dispostas. Não foi de primeira que conseguimos", explica.
Quando terminaram a criação, os funcionários ficaram impressionados com o resultado e decidiram expor e fotografar a obra.
O teste final de sucesso, no entanto, viria só com a opinião do público mais sincero: as crianças. Aí entrou o papel de Davi, 5, que acabou virando garoto-propaganda da árvore de Natal — que é mais alta do que ele.
Filho de um dos donos e neto de dona Socorro, que dá nome à loja, Davi chegou ao local e ficou encantado e em choque. "Ele botou as duas mãozinhas na boca, como quem diz 'meu Deus!' e ficou vários minutos olhando para a árvore. Caímos na risada. Ele perguntava: posso comer?", contou Mariana.
Com o objetivo alcançado, a equipe decidiu levar a ideia adiante, mas ainda não imaginava que a invenção ia viralizar nas redes sociais. No endereço da loja, os clientes também adoraram a novidade e passaram a tirar fotos com a árvore.
Mariana diz que a loja recebeu tantas sugestões de uma versão menor da invenção, para ceias em família, que agora a equipe está trabalhando nos testes para a produção da mini-árvore, com metade do tamanho. "Deve ficar pronta na semana que vem", promete Mariana.