O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse neste sábado (9) que a reforma da Previdência vai começar a ser debatida no plenário da Casa na quinta-feira (14). Ele também afirmou que está mantida a previsão de começar a votar a matéria no dia 18.
Maia participou de uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio da Alvorada para tratar da votação da reforma. Além deles, participaram do encontro o relator do texto na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), o novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB-MS) e o ministro demissionário da pasta Antonio Imbassahy (PSDB-BA).
Governo e aliados intensificaram nas últimas semanas as negociações para votar as mudanças nas regras previdenciárias. Por se tratar de uma emenda à Constituição, são necessários 308 dos 513 deputados em dois turnos para a matéria ser aprovada na Câmara e seguir para o Senado.
Os defensores da proposta, considerada fundamental pela equipe econômica, correm contra o tempo. Governistas avaliam que diminuem bastante as chances de aprovar o texto na Câmara em 2018, por ser ano eleitoral. O Congresso entra de férias no dia 22 e volta em fevereiro.
Após a reunião, Maia disseque levou para o presidente a ideia de começar o debate em plenário no dia 14, e Temer, segundo ele, concordou.