Movimentos sociais em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fizeram ato na noite desta terça-feira (23), na praça da Justiça Federal, no centro da cidade.
De acordo com informações, eles protestam contra à falta de provas. Um cartaz pendurado entre árvores traz a seguinte frase: ‘Justiça que condena sem provas, prova que não é justiça’.
Ainda de acordo com os participantes, eles defendem a democracia e o direito de Lula ser candidato à presidência do Brasil, que será realizada em outubro desse ano. De acordo com a organização, mais de 200 pessoas participaram do ato.
O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro. Na oportunidade, o magistrado condenou-o a mais de nove anos em reclusão. O julgamento é a nível de 2ª instância. A condenação gerou polêmica e segundo alguns juristas, o triplex foi empenhado pela empreiteira OAS.
Lula pode ser preso?
Caso o TRF-4 confirme a condenação , há ainda possibilidade de novo recurso dentro do próprio tribunal e também recorrendo a instâncias superiores. Isso deve adiar, portanto, a definição sobre se Lula poderá concorrer novamente à Presidência e também significa que ele não será preso agora.
Já se Lula for absolvido, o Ministério Público pode recorrer para tentar manter a condenação do ex-presidente. Nessa possibilidade, o caso subiria para uma instância acima do TRF-4, que é um tribunal de 2ª instância – o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a assessoria de Lula, ele vai acompanhar o julgamento em São Paulo que teve início às 8h30, horário de Brasília. Ainda de acordo com a organização dos movimentos sociais, eles continuarão na praça até o final do julgamento.