Globosat compra séries “Chaves” e “Chapolin” e vai exibi-las no Multishow

Já pensou em ver "Chaves" na Globo? Isso provavelmente acontecerá neste ano, mas só na TV por assinatura. A Globosat firmou parceria com a rede mexicana Televisa e o Grupo Chespirito e comprou os direitos de exibição das séries, no ar há 33 anos pelo SBT. A estreia será no canal pago Multishow. Na TV aberta, "Chaves" continua na rede de Silvio Santos.

O Multishow confirmou ao UOL a compra de "Chaves e Chapolin". Segundo o diretor-geral do canal pago, Guilherme Zattar, a Globosat adquiriu todos os episódios para exibição na TV por assinatura e também em seu serviço de streaming, em horário nobre (entre 19h e 1h).

Nesta terça-feira (30), a Globosat reuniu fãs de "Chaves" em sua sede, no Rio de Janeiro, para apresentar o projeto de exibição. Serviu até churros e refrescos de tamarindo, referências da série. O maior fã-clube dos programas mexicanos no Brasil, Fórum Chaves, publicou a informação em sua página e deixou o público surpreso com a novidade.

O Multishow criou até uma tag para os fãs divulgarem nas redes sociais a estreia da série no canal pago: #ChavesNoMSW. Em 2017, o canal pago estreou uma série que chegou a ser comparada a "Chaves": "A Vila", estrelada por Paulo Gustavo.

O SBT reagiu à compra das séries pela Globosat com bom humor. No Twitter, a emissora publicou uma foto de Quico, Chaves e Seu Madruga com a legenda: "Só observando os memes aqui".

Nova dublagem

O pacote reúne 273 episódios de "Chaves" e 250 de "Chapolin", além de 244 histórias inéditas (117 de "Chaves" e 127 de "Chapolin") que começaram a ser dubladas. "Sobre os episódios antigos, estamos avaliando se vamos fazer nova dublagem", antecipa o diretor do Multishow ao UOL.

Com a compra da Globosat, o Multishow terá mais episódios de "Chaves" e "Chapolin" do que o SBT, que exibe somente histórias gravadas entre 1972 e 1979 (com dublagem clássica da Maga) e entre 1987 e 1992 (dentro do programa "Clube do Chaves", com dublagem da Gota Mágica).

"Chapolin" estreou no México em 1970, como quadro do programa "Chespirito", de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014). A mesma atração lançou "Chaves" em 1972. A audiência cresceu, e no ano seguinte as duas séries tornaram-se programas próprios, até 1979, quando Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga) deixaram o elenco.

Das vozes clássicas de "Chaves", dublado entre 1984 e 1992 pela Maga, morreram Marcelo Gastaldi (Chaves), Osmiro Campos (Professor Girafales), Mário Vilella (Sr. Barriga e Nhonho), Helena Samara (Bruxa do 71), Silton Cardoso (Godines) e Older Cazarré (Jaiminho), entre outros dubladores de personagens menores.

Entre os remanescentes, estão Marta Volpiani (Dona Florinda e Pópis), Sandra Mara Azevedo e Cecília Lemes (Chiquinha e Dona Neves), Nelson Machado (Quico) e Carlos Seidl (Seu Madruga). Os dois últimos, porém, não dublaram episódios inéditos para o SBT, em 2012, e foram substituídos por Vinícius Sousa e Marco Moreira, respectivamente.