Paulo Afonso se prepara para receber turistas no Carnaval

No período carnavalesco, tradicionalmente a cidade de Paulo Afonso é procurada por centenas de visitantes. São pessoas de várias regiões do país que buscam refúgio em cidades onde a folia momesca é menos agitada.

Para receber os visitantes, a Prefeitura está realizando uma série de ações de melhoramento nos principais pontos de visitação turística, como: Prainha, Parque Belvedere e Praça das Mangueiras. Além disso, os trabalhos cotidianos de manutenção da cidade continuam sendo executados.

No Balneário Prainha, onde nessa época do ano é comum a chegada de grande quantidade da planta aquática Aguapé (Eichornia Crassipes), conhecida popularmente como Baronesa, a Secretaria de Meio Ambiente está retirando essa alga marinha que possui raízes longas, medindo até um metro, rizomas, estolões, pecíolos, folhas e inflorescências. A Baronesa se apresenta suspensa, flutuando livremente, enroscada em obstáculos, presa ao solo em locais de água rasa e até enraizada em áreas consideradas secas.

O secretário de Meio Ambiente, Clodoaldo Antônio Queiroz, explica que a chegada de grande quantidade de baronesas é devido às chuvas que têm caído ultimamente na região dos afluentes do Rio São Francisco. “Nessa época do ano, com as tradicionais chuvas de verão, é comum as plantas aquáticas se desprenderem das margens do Rio São Francisco e descer, estacionado nas barragens onde o rio é represado, como é o caso do Balneário Prainha. Nosso trabalho consiste em fazer a retirada da planta, deixando a área de banho livre”, completa Clodoaldo.