O vereador do município de Glória, distante 5km de Paulo Afonso, Alex Almeida (PDT) usou a tribuna da Casa Legislativa da última sessão ordinária, realizada na última terça-feira (20), para falar sobre um assunto discutido há algumas semanas na Câmara, a proliferação de baronesas.
“É preciso uma grande mobilização para que se possa salvar o Rio São Francisco. Tudo o que nós estamos vendo com relação às baronesas e que tem prejudicado a sociedade, é uma resposta que a natureza tem dado aos maus tratos. Infelizmente ele não tem sido aproveitado da melhor maneira possível”, afirma.
Alex também diz que o Rio São Francisco sofre outros problemas que precisam ser resolvidos com urgência. “Tudo está ligado com a poluição e o Velho Chico está desgastado, vai ser ruim para quem utiliza-se dele para beber, captar e até para quem planta”, ressalta.
Situação atual
Recentemente, o prefeito David Cavalcante (PP) decretou estado de calamidade pública por conta das baronesas. O decreto de nº12 foi assinado no último dia 14 e diz o seguinte “Considerando o expressivo e desenfreado aumento das macrófitas aquáticas, o impacto na dinâmica dos ambientes aquáticos e, consequentemente, nas atividades humanas e na economia município, conforme Decreto publicado no DOM, o Prefeito Municipal declara em situação anormal, caracterizada como estado de CALAMIDADE PÚBLICA a área do município afetada por desastre biológico, tipo 2 – infestações de algas, constante na Classificação Geral dos Desastres, Ameaças e Riscos (CODAR), sendo a Eichhorniacrassipes e a Typhadomingensis Pers., conhecidas respectivamente como baronesa e taboa”, aborda parte da nota.
Confira a entrevista a equipe da TV Chico Sabe Tudo: