Paulo Afonso: Projeto Escola Agroecológica será implantado no Povoado Várzea

Durante a 4ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido, que será realizada em Paulo Afonso, entre os dias 28 e 30 de maio, vai ser lançado o projeto da Escola Agroecológica, no Povoado Várzea.

A Escola Municipal Padre Lourenço Tori vai ganhar projetos nas áreas de piscicultura, agricultura e manejo de terra. Estão sendo implantadas para o lançamento uma mandala com plantas fitoterápicas, homeopáticas, cultivo de palma forrageira, capim, caprinocultura e criação de tilapias e tambaquis.

O projeto tem a parceria da Universidade Federal do Vale do são Francisco (Univasf) e Instituto Federal da Bahia (IFBA). Toda a estruturação e preparação da escola está sendo feita pelas secretarias de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura e Aquicultura.

"Nossa meta é criar escolas de tempo integral em que o aluno possa estudar e aprender alguma técnica , através da agroecologia. Esse é o primeiro passo de muitos que iremos concretizar. E para que isso fosse realizado, o prefeito Luiz de Deus abraçou a causa e contamos com a união de muitas mãos", afirma o secretário Municipal de Educação, Severino Alves de Oliveira Lima.

Proposta

A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido surge com proposta de fortalecimento e consolidação de ações na área de popularização da ciência, bem como a difusão de ideia no campo da inovação e tecnologia.

As primeiras cidades a realizarem foram Itacuruba e Ibimirim, em Pernambuco, no ano de 2015, com coordenação do Instituto Nacional do Semiárido e parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ano passado, o evento aconteceu em Monteiro, na Paraíba.

Nesta 4ª edição, em Paulo Afonso, o evento vai trazer discussões sobre a preservação do semiárido com estudantes e professores das escolas públicas, gestores e técnicos de instituições e comunidades tradicionais. Serão aplicadas atividades de extensão, como palestras, minicursos, oficinas interativas, exposições, pesquisa e extensão.