Príncipe Harry e Meghan Markle se casam em cerimônia marcada por quebra de tradições

O príncipe Harry e a atriz norte-americana Meghan Markle casaram-se neste sábado (19) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor.

Com isso, Meghan é a mais nova plebeia a ser tornar membro da realeza britânica, concretizando o enlace que nas últimas semanas tomou conta do noticiário no mundo todo.

Meghan desceu de um Rolls-Royce Phantom IV que a levou do hotel Clividen até a capela, onde era esperada por Harry, que usava uniforme militar do regimento de cavalaria Blues & Royals.

A noiva usava um vestido branco criado pela estilista britânica Clare Waight Keller, da Givenchy, com véu, além de uma tiara no cabelo.

Meghan entrou sozinha na capela, acompanhada por dez crianças que fizeram pares de damas de honra e pajens, entre eles o príncipe George e a princesa Charlotte, filhos do príncipe William e de Kate Middleton.

A noiva foi acompanhada pelo sogro, o príncipe Charles, até a poucos metros do altar, após a polêmica provocada pela ausência de seu pai, Thomas Markle. Ele não compareceu à cerimônia porque passou por uma cirurgia no coração recentemente.

A alegação médica foi dada depois que Thomas ganhou destaque nos jornais ao ser descoberto por aceitar ser fotografado por um paparazzo em troca de dinheiro. Com a ausência de Thomas, o príncipe Charles, levou Meghan até o altar.

O deão de Windsor, David Conner, celebrou o casamento ao lado do líder máximo da Igreja Anglicana nos Estados Unidos, o bispo presidente Michael Bruce Curry, que pronunciou a homília. Justin Welby, arcebispo de Canterbury, tomou os votos matrimoniais.

A tiara de diamantes usada por Meghan era da rainha Mary, que foi dada para sua neta, a rainha Elizabeth II. O acessório foi feito em 1932 no Reino Unido, sendo que o broche central é datado de 1893. Os brincos e o bracelete da noiva eram Cartier.

O véu tem cinco metros de comprimento e é feito de tule de seda com flores bordadas à mão em fios de seda e organza.

O buquê de flores foi elaborado pela florista Philippa Craddock e inclue algumas flores do jardim privado do Palácio de Kensington, que agora abrigará Meghan.

Após o casamento, os noivos farão um passeio pelas ruas da cidade a bordo de uma carruagem Ascot Landau – o modelo usado todo ano pela rainha em sua visita à corrida de cavalos. O percurso vai durar cerca de 25 minutos.

 

(Foto: Ben Stansall/Pool via Reuters))