Paulo Afonso: Prazo de imunização contra gripe é prorrogado até 22 de junho

A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Saúde, informa que o prazo para imunização contra influenza foi prorrogado até o dia 22 de junho. O adiamento foi sugerido pelo Ministério da Saúde,  devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do público-alvo foram vacinados. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas.

De acordo com a coordenadora da Humanização da Prefeitura de Paulo Afonso, Thais Siqueira, o número de pessoas imunizadas ainda está abaixo do esperado. “Nós atingimos a meta de 60% e esperávamos que a procura fosse maior. Por esse motivo, estamos prorrogando. Esperamos que nesse prazo, a população venha aderir à campanha”, diz a coordenadora.

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, devem ser imunizados: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

“Vale ressaltar que idosos acima de 60 anos precisam se vacinar. Antes, as vacinas eram feitas de vírus vivo. Agora, elas são compostas de vírus inativos,  não causando reações. A população não precisa ter receio de se imunizar”, finaliza Thais Siqueira.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Gerência de Vigilância Epidemiológica, orienta a população a se prevenir contra a gripe e suas complicações, obedecendo às seguintes orientações: evite aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados; Abra as janelas e deixe o ar entrar, em casa, no trabalho e no ônibus; Lave frequentemente as mãos com água e sabão; ao tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável; evite o contato com pessoas doentes; não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais; evite tocar na boca, nariz e olhos sem antes, lavar as mãos; Não use medicamentos sem orientação médica; em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde. Se você está com gripe e apresentar dificuldade para respirar, procure imediatamente um serviço médico.