Até o último minuto, no jogo contra Portugal, o Irã lutou pela histórica classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. O empate em 1 a 1 com os portugueses, no entanto, não foi suficiente para avançar de fase. A eliminação trouxe duras consequências para Sardar Azmoun. O atacante de 23 anos era uma das apostas do time iraniano, mas deixou a Rússia sem fazer nenhum gol. Acabou sendo alvo de insultos, principalmente nas redes sociais, o que o levou a anunciar sua saída da seleção precocemente.
-Minha mãe havia superado uma doença grave, e eu estava feliz. Infelizmente, por causa da falta de gentileza de algumas pessoas e dos insultos a mim e aos meus companheiros, de uma maneira como não merecíamos, a doença se intensificou. Isso me deixou em uma posição difícil, em que preciso escolher uma coisa ou outra. Eu escolho a minha mãe – disse ele em um trecho do comunicado.
Apesar dos insultos sofridos pelo atacante, a campanha na Rússia foi a melhor do país na história da competição. O Irã terminou a primeira fase em terceiro lugar no grupo B, atrás de Espanha e Portugal. Mesmo não avançando, os quatro pontos somados, com uma vitória, um empate e uma derrota, garantiram o melhor resultado do país no Mundial. O presidente do Irã, Hassan Rouhani, enviou uma carta aos jogadores elogiando a campanha do time.