O município de Paulo Afonso, através da Secretaria de Educação, está sediando a IV Semana de Popularização do Semiárido. O evento foi idealizado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e conta com parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A noite de abertura foi realizada no auditório da Escola Municipal João Bosco. Na oportunidade, alunos da rede municipal, particular, universidades e o público tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da preservação dos nossos biomas para o futuro do planeta.
“O mundo é uma constante evolução e precisamos adequar nossa realidade com a tecnologia e pensar em novas formas de preservação e sustentabilidade. A equipe do INSA, UFRPE e todos os envolvidos são bem-vindos ao nosso município e têm a missão de nos mostrar quais os caminhos ideais para que possamos ter um mundo mais consciente”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
O evento contou com uma apresentação cultural que retratou a importância do Sertão para o Brasil, além do experimento – A água que temos, a água que bebemos e como ela está? – que foi mediada por alunos da Escola João Bosco. O Coral ‘Vozes da Educação’ também participou da abertura da IV POP, que é mediado pela Escola Arte Educação. A palestra magna Uma viagem pelo universo foi apresentada pelo Professor Doutor Antônio Miranda (UFRE).
“Não é toda cidade que topa levar popularização da ciência para os munícipes. Um fato muito positivo da gestão, que teve a intenção de sediar esse evento. Todo esse esforço contribui de maneira significativa para a construção da inclusão de todas as classes da sociedade”, diz Miranda.
A parceria com as universidades traz temáticas importantes e que discutem essa viagem sustentável.
“Esse sonho se tornou realidade graças ao esforço de todos nós que fazemos a Prefeitura de Paulo Afonso e Secretaria de Educação. Esse compromisso e boa vontade de toda equipe e parceiros são a fórmula do sucesso dessa semana de popularização da ciência”, completa o secretário de Educação, Severino Alves de Oliveira.
A Semana de Popularização segue até a próxima quarta-feira (18), com palestras, minicursos, rodas de discussão, Museu Interativo, Espaço Ciência, entre outras atividades que se realizam na Escola Municipal João Bosco