Vila da Cultura: aula ao ar livre conta a história de Paulo Afonso

Uma série de atividades que inclui educação ambiental, recreação ecológica, teatro infantil, oficinas de arte, cinema, passeios, palestras, debates e música, acontece até o próximo domingo, 29 de julho.  A programação realizada pelas secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Esporte, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, faz parte das comemorações pelos 60 anos de Emancipação Política de Paulo Afonso.

Na Praça das Mangueiras, centro da cidade, a Vila da Cultura traz uma programação especial que reúne estudantes da rede municipal, usuários da rede sociassistencial, universitários e apaixonados pela história da cidade que nasceu oficialmente no dia 28 de julho de 1958.

Nesta quarta-feira (25), o professor Antônio Galdino proferiu a primeira palestra intitulada Paulo Afonso e a Chesf. Com exibição de fotos antigas e atuais, o jornalista, autor de vários livros, fez um relato sobre o surgimento da cidade, a partir da construção das primeiras usinas hidrelétricas que integram o Complexo Chesf. Em seguida, a professora mestra e doutoranda, Cleonice Vergne mostrou com detalhes os sítios arqueológicos dos povoados Rio do Sal, Malhada Grande e Lagoa da Pedra. Segundo a professora, naquela região, uma parte significativa da história foi destruída com a retirada de pedras para pavimentação. “Foram cinco décadas da nossa história, perdidas, e somente com a intervenção do nosso grupo, foi possível barrar a destruição”, observa Cleonice.

Igor Gnomo Group encerrou a programação da primeira noite, com um megashow instrumental e vocal que contou com participações especiais de seus alunos. O show prestou uma homenagem ao saudoso baterista Eryan Raphael Monteiro. Eryan era baterista formado pela Escola de Música Igor Gnomo e morreu no dia 15 de julho, na cidade de Bom Despacho – MG, vítima de acidente aéreo.

Confira as próximas atrações musicais e culturais da Vila da Cultura:

Quinta-feira, 26/07 – Chá de Poesia com Rogério Xavier e convidados – 18h;

Quinta-feira, 26/07 – Gean Ramos – 22h;

Sexta-feira, 27/07 – Hip Hop com Nelson Triunfo e convidados;

Sexta-feira, 27/07 – Duda Rodrigues – 23h;

Sábado, 28/07 – Peça Teatral “Entre o Amor e o Cangaço (Grupo de Adilson Paes);

Sábado, 28/07- Maciel Melo – 21h.