Vacinação contra pólio e sarampo tem início hoje (6) e meta da Prefeitura de Paulo Afonso é imunizar 15 mil crianças

Nesta segunda-feira (6), tem início a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e o sarampo. Em Paulo Afonso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como meta imunizar 15 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos e 11 meses), como preconiza o Ministério da Saúde.

Os postos de saúde do município iniciam a imunização a partir das 8h e seguem até às 17h. O responsável pela criança deverá levar o cartão de vacinação. A campanha vai até o dia 31 de agosto e no dia 18 acontece o Dia D de mobilização, onde todos os postos do município estarão vacinando.

Apesar da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo ter início a partir do dia 6, a Prefeitura de Paulo Afonso já vem disponibilizando nos postos de saúde do município a vacina contra o sarampo. A imunização é voltada para a faixa etária de 12 meses a 49 anos de idade.

Segundo a coordenadora de imunização, Thaís Siqueira de Menezes, as vacinas no município com relação à tríplice viral estão adiantadas e disponíveis em todas as salas de vacinação. “A vacinação está adiantada em relação a tríplice viral, que é contra sarampo, caxumba e rubéola. Todas as salas de vacina estão com a vacina, não temos histórico de falta”, ressalta a enfermeira.

O Ministério da Saúde ressalta que a campanha nacional contra a pólio e o sarampo tem três objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.