O que está acontecendo no Brasil com os agrotóxicos e com a agricultura orgânica?

A produção alimentícia de um país é fundamental para o abastecimento interno como também para garantir receitas com exportações. No Brasil, a produção agrícola é um dos seus pontos mais importante em questão de economia, já que contribui com mais de 5% do PIB Brasileiro e gera bilhões em volume.

 

Para garantir essa produção em massa, o Brasil se tornou um dos países que mais utiliza agrotóxicos, os quais garantem uma perda mínima com alta produtividade, alto rendimento e alta geração de lucros e de renda. Mas, os impactos do uso dos agrotóxicos são muito piores do que imaginamos.

 

Infelizmente, no Brasil, a questão de uso dos agrotóxicos é política e econômica, dessa maneira, é difícil mudar um modo de produção tão lucrativo, mesmo que isso custe à saúde humana como a do meio ambiente.

 

No Brasil hoje é possível encontrar uma agricultura orgânica, na qual pequenos produtores desenvolvem técnicas agrícolas que não utilizam agrotóxicos, mas isso é ainda uma pequena porcentagem, já que esses recursos não são tão acessíveis ou divulgados entre a grande massa de agricultores brasileiros.

 

Um outro ponto é o aglomerado de produções nas mãos de alguns poucos produtores, que apresentam um monopólio, concentrando grande parte da agricultura brasileira. Cada uma das commodities agrícolas são controladas por famílias tradicionais no segmento há gerações, que estão realizando o mesmo modelo de negócio altamente lucrativo há anos.

 

E essas mesmas famílias, apresentam tanto o controle econômico brasileiro como o político, criando leis que os favorecem na utilização dos agrotóxicos e impedem o investimento em tecnologias mais sustentáveis, como também uma regulamentação mais correta tanto para garantir a saúde dos solos brasileiros como de toda a população nacional. 

 

O norte do Brasil, o qual apresenta uma economia mais defasada em relação ao sul do Brasil, tem uma agricultura familiar, sendo mais fácil de inserir a produção orgânica, enquanto, o sul do Brasil, a agricultura é altamente modernizada e tecnológica, com uma produção em massa para o mercado.

 

O centro brasileiro passou por uma transformação devido à acidez do solo, a qual foi chamada de Revolução Verde, mas que, na verdade, tem uma alta produção de soja para o mercado externo e utiliza uma grande quantidade de agrotóxicos.

 

O maior consumidor da soja brasileira é a China, ou seja, um mercado extremamente rentável e o qual também não tem regulamentações enquanto a saúde e a qualidade dos alimentos que importa.

 

Em resumo, ao consumir produtos agrícolas busque por opções mais saudáveis e sustentáveis, as quais vem de produções orgânicas, mesmo que isso signifique um investimento de tempo, de energia e de dinheiro maior, já que os agrotóxicos podem sim causar diversos impactos negativos como os vistos acima.