Vitória precisa ganhar quatro jogos para escapar do rebaixamento

O cerco está fechando nas bandas da Toca do Leão. Se o momento ainda não é desesperador, com certeza é crítico. Na tabela, o Vitória está na vice-lanterna, com 33 pontos e um aproveitamento de apenas 35,5%, após perder para o São Paulo por 1×0, no Barradão.

Restando só sete rodadas do fim da competição, o rubro-negro baiano precisa engatar uma campanha digna de G-6, chegando a um aproveitamento superior a 50%, se quiser disputar a Série A na próxima temporada.

Trocando em miúdos, o time de Paulo Cézar Carpegiani tem que vencer quatro dos sete jogos que restam. Assim, o Leão chegaria a 45 pontos e garantiria a permanência na elite do futebol brasileiro sem depender de ninguém. Ao menos essa é a previsão dos matemáticos da UFMG, especialistas em analisar os números no futebol. 

Das partidas que restam, quatro delas são fora de Salvador (Paraná, Sport, Cruzeiro e Palmeiras). Em casa, os duelos serão contra Atlético-PR, Grêmio e Bahia. 

O problema é o desempenho do Leão fora de casa. Dos nove triunfos em 31 jogos disputados, somente dois foram longe da capital baiana (3×2 sobre o Vasco e 1×0 contra a Chapecoense). 

De acordo com a meta prevista, para não ficar refém de possíveis triunfos no Barradão, é fundamental bater o próximo adversário, que é o Paraná, lá em Curitiba.

Atento a essa necessidade de vencer, aliada à situação delicada na tabela, Carpegiani diz que o Vitória vai entrar, de fato, no seu campeonato.

“Vamos entrar numa fase do campeonato, realmente, com a obrigação de vencer os jogos. Não temos mais o que escolher. Temos encontrado dificuldade, mas eu já estive em outras vezes mais aborrecido. Vamos entrar em nosso campeonato agora, temos que assumir isso, onde vamos decidir nossa permanência. São quatro jogos, 12 pontos, então fecharíamos naquele número mágico”, ressaltou o comandante rubro-negro.

Sobre o duelo contra o quase rebaixado Paraná, no próximo domingo (4), Carpegiani não terá Lucas Ribeiro, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O treinador destaca que é uma partida importante para as pretensões do Leão. “Temos a obrigação de ganhar. Vai ser difícil. Não temos mais escolhas a fazer. Temos que tentar solucionar o mais rápido possível. Dependemos só de nós”.

Sub-23 
O time sub-23 do Vitória joga nesta segunda-feira (29) contra o Internacional, às 15h, a primeira partida da semifinal d