Paulo Afonso: Diversidade de estilos musicais e shows infantis marcaram a segunda semana do Natal Social

Em sua segunda semana, o Projeto Natal Social 2018 reuniu um grande número de pessoas na Praça das Mangueiras, no último fim de semana. O evento é uma tradição e desde a sua abertura, no dia 7, tornou-se um ponto de encontro das famílias pauloafonsinas.

Na sexta-feira (14), o Coral Chesf abriu a programação, seguido da Cantata Católica de Natal apresentada por Luanderson e o grupo da Diocese Nossa Senhora de Fátima. O cantor Fábio Jean, da Escola Municipal Arte Educação fez o último show da noite cantando MPB e músicas religiosas.

No sábado (15), o Grupo Arte Cênica Kerigma da Igreja Evangélica Canaã, mostrou exemplos de atitudes que consideram verdadeiramente cristãs. Com o tema Renascer em Cristo, o espetáculo protagonizado por jovens da igreja, mostrou como renunciar prazeres pessoais para obter uma vida de gozo eterno. O show musical com a Escola Municipal Arte Educação e a Orquestra da Câmara de Sergipe encerraram as apresentações da sexta-feira.

A orquestra sergipana trouxe um repertório variado, incluindo clássicos instrumentais de Mozart, Vivaldi, temas de filmes e músicas tradicionais. O maestro Tarciso Dantas, que morou em Paulo Afonso até 2007, quando ingressou na Orquestra Sinfônica de Sergipe, fala com orgulho do trabalho que faz atualmente. Ele classifica o público de uma orquestra como ‘pessoas que entendem o âmbito social que a música representa’. “A música não é simplesmente um objeto de barulho e arrastão, mas uma cultura eterna que contempla a alma, constrói e transforma. A cada ano surgem novos ritmos, mas a base será sempre a música clássica, sem a qual os novos ritmos e estilos não surgiriam”, observa o maestro.

Tarciso Dantas parabeniza a Prefeitura de Paulo Afonso e a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo resgate da tradição do Natal, o que segundo ele, contribui com a preservação da cultura.  “Para mim é gratificante voltar a Paulo Afonso, onde eu morei por muito tempo, e perceber que há um cuidado por parte da Prefeitura em manter viva a cultura do Natal, porque quando os órgãos públicos deixam de desenvolver a cultura, eles matam a sociedade. A decoração da praça está linda e eu parabenizo a organização pelo brilhante trabalho”, conclui.

No domingo (16), a programação se iniciou às 17h com exibição de um filme infantil, seguida dos grupos da Fundame, Apae, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CRAS, CREAS, Estação Juventude), grupo de percussão Som Cata, palhaço Hulkinho e os personagens mais amados do Brasil e show musical com Izael de Jesus da Escola Municipal Arte Educação.

Em sua primeira apresentação em Paulo Afonso, o palhaço Hulkinho trouxe personagens conhecidos das crianças, como Marsha e o Urso, Patrulha Canina e o Pintinho Amarelinho. Do início ao fim, o show do grupo alagoano envolveu crianças e adultos. Hulkinho elogiou a decoração da Praça das Mangueiras e a programação, que segundo ele, pela variedade de estilos, contempla todas as faixas etárias.

“Eu acho muito bonita a iniciativa da Prefeitura de Paulo Afonso e da Secretaria de Desenvolvimento Social em incluir atrações infantis na programação do Natal. Nós já passamos por várias cidades do Nordeste, mas, na maioria, as atrações são voltadas para o público adulto. Aqui, além da belíssima ornamentação da praça, preservando a tradição, a programação foi elaborada para contemplar todas as idades, e o resultado desta ideia foi o sucesso da festa”, falou o artista.

Aguarde a programação dos dois últimos finais de semana.