Bolsonaro enviará ministro a Israel para negociar técnica de dessalinização

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que o futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitará Israel em janeiro para negociar parcerias – entre elas uma técnica de dessalinização de água para a agricultura. Bolsonaro disse em sua conta pessoal no Twitter, nesta terça-feira (25), acreditar que a técnica pode beneficiar a agricultura no nordeste do Brasil. Bolsonaro informou que “ainda em janeiro” pretende construir “instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar” na região nordeste.

Bolsonaro informou que “ainda em janeiro” pretende construir “instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar” na região nordeste.

Em novembro, o presidente eleito disse que mudaria a embaixada brasileira, em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém. O assunto gerou repercussão internacional, uma vez que a mudança implicaria em reconhecer a capital de Israel em Jerusalém, o que pode causar atritos e prejudicar negócios com palestinos e países árabes.

Bolsonaro disse que estuda junto ao embaixador de Israel e uma empresa especializada testar tecnologia que produz água a partir da umidade do ar em escolas e hospitais. Segundo ele, o país poderia negociar a instalação de uma fábrica dessas no Nordeste.

“Livre das amarras ideológicas o Brasil agora pode dar os primeiros passos para fora do buraco em que foi colocado pelos últimos governos”, escreveu.

Bolsonaro está passando o feriado de Natal na base naval da Restinga da Marambaia, uma instalação da Marinha no litoral do Rio de Janeiro habitualmente usada por presidentes para períodos de descanso – pois trata-se de uma praia onde o acesso é restrito e a segurança é realizada pelas Forças Armadas.

Na noite de segunda-feira (24), Bolsonaro participou de uma missa e de uma ceia realizadas dentro da base. Sua assessoria também divulgou imagens onde ele aparece participando de um churrasco e fazendo uma brincadeira com um militar ironizando a facada que recebeu em setembro.