De olho no Ba-Vi, Bahia e Vitória devem usar times B nesta semana

Bahia e Vitória terão compromissos pelo Baianão ainda nesta semana, mas a verdade é que já estão de olho no Ba-Vi de domingo (3), às 17h, na Fonte Nova, pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Ninguém da dupla confirmou oficialmente ainda, mas é praticamente certo que ambos usarão seus ‘times B’ ou pelo menos cheio de reservas nos duelos pelo estadual.

O tricolor entra em campo primeiro, nesta quarta-feira (30), contra o Bahia de Feira, às 20h30, em Salvador. Já o Leão recebe o Jacuipense na quinta, (31) no Barradão, também às 20h30. Os jogos serão pela terceira rodada do Baiano.

A explicação para usar estas equipes é o pouco tempo para descanso entre as partidas e o clássico. Ainda mais num contexto de poucos dias de pré-temporada – o Leão se reapresentou no dia 2 de janeiro, e o Bahia, no dia 3.

Tricolor

No lado tricolor, que jogará o Ba-Vi em casa, a indefinição é entre o uso do time B, formado por jovens da base e atletas da categoria sub-23, ou escalar uma equipe de reservas do time principal que tiveram poucas chances em 2019. “O que mais nos preocupa é com a sequência de jogos no início do ano, que pode trazer muitos danos mais tarde. Estamos avaliando. Muitos dos que jogaram aqui (em Recife, contra o Santa Cruz, no último sábado, 26) não terão condições de jogar na quarta”, disse o técnico do Esquadrão, Enderson Moreira.

Se optar pelo time reserva, Enderson pode utilizar, por exemplo, o goleiro Anderson, os zagueiros Ernando e Xandão, o volante Nilton e até mesmo o atacante Fernandão, contratado pelo clube na semana passada. O time B do Bahia, que inclusive não é treinado por Enderson, mas sim pelo auxiliar Cláudio Prates, já esteve em campo pelo Baianão, no empate em 0x0 com o Flu de Feira, na primeira rodada.

Rubro-negro

 

No rubro-negro, a discussão é mais objetiva. Com a incorporação de jogadores ao time principal e a interrupção do sub-23, a única opção do técnico Marcelo Chamusca para descansar seus titulares é escalar um time só de reservas contra o Jacuipense.

A única pista dada pelo técnico foi ao responder sobre a baixa utilização do atacante Eron: “Ele teve suas oportunidades no sub-23 e provavelmente terá uma nova na quinta. Esse é um assunto que a gente vai discutir depois”, disse em entrevista coletiva após vencer o Jacobina, no último domingo, por 2×1.

Se optar por reservas, Chamusca teria à disposição, por exemplo, o goleiro Caíque, os zagueiros Ramon, Bruno Bispo e Gabriel Silva, os volantes Léo Gomes e Rodrigo Andrade, o meia Nickson e os atacantes Erick e Eron.