Janeiro Roxo: Sederpas realiza ação na Arpa e conscientiza sobre a hanseníase em Paulo Afonso

O Serviço de Dermatologia e Pneumologia Sanitária (Sederpas), vinculado à Secretaria de Saúde, está com atividades de promoção sobre a campanha ‘Janeiro Roxo’, mês de conscientização da hanseníase.

Na manhã desta quarta-feira (30), a equipe esteve na Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso (Arpa), para prestar serviços e conscientizar os funcionários e colaboradores sobre a importância do cuidado com a pele. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

“Esse trabalho é feito de maneira intensiva, afinal de contas, Paulo Afonso é uma cidade com muitos casos, resultando numa alta incidência”, afirma a Fisioterapeuta Márcia Rubia.

Ainda de acordo com a equipe, alguns casos na região da Arpa necessitam de um atendimento especializado. E, tendo em vista esse aumento, o trabalho é intensificado.

A equipe disponibilizou um médico especialista para avaliar possíveis manchas nos funcionários, bem como informações acerca da doença. “É de extrema importância a presença deles aqui para nos auxiliar a cuidar da saúde, porque nós trabalhamos direto com o lixo e essas informações contribuem com o nosso bem estar”, afirma o presidente da Arpa, Ailton Barbosa de Barros.

Os funcionários também receberam orientações sobre doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados.

A hanseníase pode se apresentar como manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração.