Um navio da MSC Cruzeiros com 9 mil passageiros aportou em Santos nesta quarta-feira para vacinação após a confirmação de um surto de sarampo. No cruzeiro MSC Seaview estava o cantor Wesley Safadão, que fez um show durante a viagem com sua família.
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou 13 casos de sarampo em tripulantes. “Como estratégia de bloqueio dos casos de sarampo, o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias de saúde envolvidas e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) cerca de 10 mil passageiros de seis meses a 49 anos no porto de Santos (SP), nesta quarta-feira (20)”.
O navio transita pela costa brasileira nesta temporada. Até o momento, 18 casos foram notificados pelos estados de Santa Catarina e São Paulo ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Nacional) do Ministério da Saúde, segundo nota do ministério. Os resultados dos exames foram reagentes ao vírus do sarampo, confirmando o surto da doença entre os tripulantes do navio.
Em nota divulgada nesta terça-feira, a MSC Cruzeiros informou que “um pequeno número de tripulantes do MSC Seaview apresentou possíveis sinais de rubéola ou sarampo”. A empresa disse que trabalhou em estreita colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Depois de concluir todos os procedimentos de inspeção padrão, o navio recebeu a liberação da Anvisa para continuar sua viagem, seguindo o seu itinerário, e não houve impacto para os hóspedes”.
Procurada, a MSC Cruzeiros ainda não atualizou seu posicionamento sobre o caso.