Durante o mês de março, a gestão municipal promoveu e apoiou eventos sobre a conscientização, empoderamento e o papel da mulher na sociedade pauloafonsina.
As ações foram desenvolvidas pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc) e Saúde (SMS). Palestras, cursos, capacitações e homenagens marcaram o Março Mulher.
Para encerrar as atividades, na manhã desta sexta-feira (29), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e promoveu uma ação de conscientização, em frente ao Mercado Público Municipal.
“Essas ações foram realizadas durante todo o mês e trazem informação e conscientização sobre a prevenção da saúde da mulher em todos os quesitos. Incentivam ainda o empoderamento e reforçam a importância das atividades desenvolvidas para esse grupo”, afirma a Enfermeira e Hélia Valesca.
O público que passou pela região teve a oportunidade de fazer teste rápido de HIV, Sífilis e aferição de pressão arterial. Uma ação que contou com parceria da Secretaria de Saúde.
Ainda como parte das comemorações, a Delegacia de Paulo Afonso realizou um encontro na sede da OAB, no auditório Dra. Maria Gedalva. O objetivo do encontro foi homenagear as mulheres que atuam na polícia civil da região. O evento contou com a participação da orquestra filarmônica 28 de julho e do cantor Luandersom e o forró seis cordas.
Em sua fala a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, falou das ações que são desenvolvidas pela sua pasta em prol da comunidade feminina, “Nós estamos conseguindo mudar a vida de muitas pessoas, com projetos de promoção e garantia dos direitos da mulher”, falou.
Em seguida, a delegada Antônia Jane, reforçou a importância da mulher na sociedade, apresentando um slide homenageando as servidoras. Após a palestra, foi realizada uma confraternização.
Participaram do evento, o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Dr. Flávio Goes, Dra. Mirela Santana, coordenadora da 18º Coorpin, delegada Juliana Fontes, titular da DEAM, Cíntia Rosena, Chefe de Gabinete, Dra. Rafaela Rios, representando a OAB, além de delegados, escrivães e investigadores e equipe técnica da pólicia.
Como parte das atividades do Março Mulher, foi realizada uma parceria com a Secretaria de Saúde para o atendimento das mulheres policias e servidoras das delegacias do município, no Centro de Atendimento a Mulher (CAM).
Os primeiros atendimentos ocorreram no dia 26, onde as servidoras passaram por consultas com ginecológicas com a médica Cyntia Cysneiros; roda de conversa com a psicóloga Daisy Oliveira; realização de exames de DSTs/testes rápidos de HIV, realizados pela equipe do CTA/SAE e liberação de mamografias. Ação foi coordenado pela Enfermeira Hélia Valêska e acompanhado pela Delegada Mirela Ventura.