Conscientização e inclusão. Na terça-feira (2), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 e tem o objetivo principal de difundir informações e esclarecer a população sobre o autismo. O transtorno de espectro autista (TEA) popularmente conhecido como autismo é uma síndrome que representa um conjunto de manifestações características e podem ser causadas por uma ou mais doenças. O autismo pode ter diferentes causas e até hoje não se sabe ao certo sua razão específica.
De acordo com o presidente da Casa das Leis, vereador Pedro Macário Neto (PP) alguns avanços foram feitos com os familiares e autistas de Paulo Afonso, mas destaca, no entanto, que muita coisa ainda precisar ser feita.
“Antes de qualquer coisa precisamos estudar uma forma de diminuir a discriminação e o preconceito que acompanham as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica, são seres humanos que merecem toda a nossa atenção, carinho e cuidados”.
“Precisamos discutir o autismo, sempre fazer mais, contribuir para o bem-estar dessas pessoas tão importantes em nossa sociedade. Tudo o que os autistas precisam é de amor e atenção da nossa parte, são seres humanos normais que possuem um tempo diferente de aprendizado de outras pessoas, mas trabalham, estudam, se casam, constituem família”, frisa.