Pelo lado vascaíno o jogo possui importância crucial. O clube da colina vem embalado devido a vitória por 2×1 sobre o Internacional na última rodada. Depois de amargar a última colocação durante toda a primeira parte do campeonato, finalmente bons ventos começaram a soprar em São Januário, fruto do trabalho do competente Vanderlei Luxemburgo. Diante dessa mudança de cenário, uma vitória hoje pode garantir ao Vasco ficar fora da zona de rebaixamento durante a pausa para a Copa América, já que Fluminense e Chapecoense se enfrentam e um dos dois certamente seria ultrapassado caso o Vasco some 3 pontos no jogo de hoje.
A perspectiva é de que Vanderlei Luxemburgo repita a escalação que deu certo na última partida. Mesmo que o zagueiro Werley esteja recuperado de contusão e disponível para a partida, dificilmente retornará ao posto de titular nesta rodada tendo em vista o excelente desempenho do zagueiro Osvaldo Henriquez, o Bocanegra, que já havia trabalhado com Vanderlei Luxemburgo em sua passagem pelo Sport Recife.
O volante Lucas Mineiro, que volta após cumprir suspensão automática, também deverá ser relacionado mas não deve voltar a ocupar um lugar entre os titulares. O trio de volantes formado por Raul, Andrey e Marcos Júnior teve boa atuação na última partida, com destaque para Andrey, autor de um dos gols. Andrey já havia sido peça chave na temporada passada, tendo inclusive sido sondado por clubes europeus. Entretanto, em 2019, perdeu espaço e chegou a ficar de fora até dos atletas relacionados pelo antigo treinador, Alberto Valentim. Com Luxemburgo, recuperou espaço, e voltou a apresentar o futebol que o notabilizou.
Pelo lado do Ceará o destaque deve ficar por conta do reencontro do ex jogador do Vasco, o meia Thiago Galhardo, com o clube que o dispensou. Galhardo vinha sendo uma espécie de décimo segundo jogador na colina, entrando em quase todas as partidas, e alternando entre a titularidade e o banco, mas sendo decisivo em inúmeros momentos. Entretanto, após uma greve de jogadores que se recusarem a concentrar na reta final do campeonato carioca, Galhardo ficou marcado como líder do motim e acabou sendo afastado por indisciplina. Após isso, solicitou a rescisão com o clube de São Januário por vias judiciais, e obteve sua liberação para acertar com o Ceará junto a justiça. Curiosidade ou não, ao mesmo tempo que nas últimas rodadas tem ficado nítida a carência de um meia de criação no time do Vasco, Thiago Galhardo vem se destacando e marcando gols pelo Ceará. Será interessante observar que tipo de recepção o ex xodó da torcida cruzmaltina terá em São Januário. Será que a “lei do ex” vai botar água no chopp da torcida vascaína no jogo de hoje?
Promessa de casa cheia em São Januário
Com 12 mil ingressos vendidos antecipadamente até agora, o jogo Vasco x Ceará possui promessa de casa cheia no estádio de São Januário. A torcida, que já havia comparecido em bom número no jogo diante do Internacional, parece finalmente ter entendido que o momento delicado do clube exige o apoio incondicional de seu torcedor para que o time não passe mais uma vez pelo complicado desgaste de um novo rebaixamento. E para animar o torcedor, o Vasco é ligeiramente favorito segundo as cotações de sites especializados em apostas como o Betway.
Ainda existem ingressos a venda, que poderão ser comprados nas bilheterias de São Januário até o momento do jogo.
Momento conturbado dentro e fora de campo
E não é só dentro de campo que o momento não tem sido dos melhores para o Clube de Regatas Vasco da Gama. Devido a problemas financeiros, jogadores e funcionários já estão completando cerca de 3 meses de salários atrasados.
Na semana passada, durante reunião do Conselho Deliberativo, foi aprovado um empréstimo de 10 milhões de reais para que o clube possa sanar suas pendências financeiras. Entretanto, até o momento o valor ainda não pôde ser captado.
Para piorar ainda mais a situação, um novo empréstimo de 20 milhões que garantiria ao clube a tranquilidade para o restante da temporada, não foi aprovado por falta de quórum na última reunião, marcada para esta semana.
O presidente vascaíno, Alexandre Campello, acusa a oposição liderada pelos grupos Identidade Vasco e Sempre Vasco, de estar prejudicando o bom andamento do clube.
Diante desse cenário, uma vitória no jogo de hoje é a única forma de trazer ao Vasco um pouco mais de tranquilidade para trabalhar ao longo do próximo mês durante a pausa do campeonato. O treinador Vanderlei Luxemburgo já afirmou que não dará mais do que 5 dias de folga aos jogadores e deve buscar reforços, tendo em vista que o time segue no que ele chama de “zona da confusão”.
Para a caravela navegar em mares mais tranquilos, os 3 pontos no jogo de hoje diante de sua torcida, são essenciais ao clube de São Januário para superar a tormenta, assim como o navegador Vasco da Gama que dá nome ao clube soube sempre fazer com maestria.