A programação do São João 2019 em Paulo Afonso apresentou uma novidade bem recebida pelo público – o Concurso Estilizado de Quadrilhas Juninas. Realizado no sábado (22), o concurso teve a participação de sete entidades culturais das cidades de Cícero Dantas, Jeremoabo, Juazeiro, Casa Nova, Pedro Alexandre e Fátima.
Os temas variaram entre os costumes do sertanejo, fé e tradições juninas, lendas nordestinas e mensagens contra a discriminação de pessoas menos favorecidas, onde cada quadrilha envolveu o público na mistura de ritmos que durou quase três horas.
A professora Janete Sarrávino veio de Salvador com um grupo de 36 pessoas. Para ela, a essência do São João deve ser preservada e Paulo Afonso deu um exemplo de como manter a tradição. “Essa é a primeira vez que eu venho a Paulo Afonso e achei sensacional o resgate de uma tradição que, infelizmente está desaparecendo. As quadrilhas estavam lindas, preparadas para participar do concurso, a organização fez um trabalho digno de elogios e tudo isso contribuiu para a beleza da festa”, disse a professora.
O júri, formado por Rogério Xavier, Jairo Nunes, Wilson Lopes, Dolores Moreira, Hellen Juliana, José Lopes, Heleno José, Talita Santos e Pedro Som, classificou a quadrilha Sou do Sertão, de Pedro Alexandre, como a primeira colocada, com 49 pontos. Na segunda colocação, com 48 pontos, ficou a Buscapé, da cidade de Juazeiro. A Senhor do Bonfim de Jeremoabo obteve 34 pontos e foi a terceira colocada.
As três primeiras colocadas receberam troféus e prêmios em dinheiro. Os quesitos avaliados foram originalidade, animação, coreografia, evolução e harmonia. Também foram premiados os melhores casais de noivos, reis e rainhas, cangaceiros e marcador, totalizando R$ 7.400,00 em prêmios. Todas as entidades participantes receberam troféus.