Paulo Afonso: Reunião avalia ações de combate à dengue no município

Com o objetivo de avaliar o desempenho das ações desenvolvidas no combate à dengue, a Unidade de Controle de Zoonoses realizou uma reunião de planejamento nesta segunda-feira (19). O encontro contou com a participação de gestores, supervisores e inspetores.

Segundo a coordenadora do programa, Edenilde Torres, o planejamento é normatizado com base nos trabalhos realizados no estado da Bahia. “A reunião foi bastante proveitosa e os resultados são satisfatórios. No encontro discutimos as prioridades e quais as áreas com maior incidência de focos do mosquito aedes aegypti, para que possamos agir com mais intensidade na localidade”, frisa.

Ela ressalta que a comunidade está mais receptiva ao trabalho dos agentes de endemias “Gostaria de parabenizar a comunidade, pois estão mais receptivos, colaborando com o trabalho dos agentes de endemias. Eles estão sendo mais bem acolhidos nas visitas residenciais,”, destacou.

De acordo com Edenilde a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a água armazenada que pode se tornar possível criadouro , como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Para o trabalho da equipe, a Prefeitura disponibiliza seis veículos e oito casas de apoio, além de cinco canis de observação, um laboratório entomológico, salas de informática, vacinas e mais três espaços destinados aos programas de raiva, leishmaniose, chagas e necropsia.