Cidades brasileiras registraram panelaços na noite desta sexta-feira (23) durante pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre as queimadas na Amazônia. Ele falou em rede nacional de rádio e TV.
“A proteção da floresta é nosso dever. Estamos cientes disso e atuando para combater o desmatamento ilegal e qualquer outra atividade criminosa. (…) Somos um governo de tolerância zero com a criminalidade, e na área ambiental não será diferente”, disse.
O pronunciamento foi motivado pelas queimadas na Amazônia, que ganharam repercussão internacional, com protestos e manifestações de líderes mundiais. Na declaração desta sexta, Bolsonaro disse ainda que incêndios não justificam eventuais sanções de outros países.
Ele atribuiu às condições climáticas a ocorrência das queimadas e ofereceu ajuda aos governos estaduais da Amazônia Legal que solicitarem o emprego das Forças Armadas. Mais cedo, Bolsonaro havia assinado um decreto para autorizar o uso das Forças no combate aos incêndios.
Foram ouvidos panelaços em:
São Paulo- Bairros: Moema, Jardins, Pinheiros, Barra Funda, Campos Elíseos, Bela Vista, Vila Clementino, Vila Madalena e Perdizes, a maioria na Zona Oeste da cidade.
Rio-Bairros: Ipanema, Copacabana, Botafogo, Laranjeiras, Tijuca, Jardim Botânico e Humaitá.
Niterói- Bairro: Santa Rosa.
Distrito Federal – Bairros: Asa Sul, Asa Norte, Guará e Águas Claras.
Belo Horizonte – Bairro: Centro.
Recife – Bairros: Boa Viagem, Graças, Aflitos e Espinheiro.
Florianópolis – Bairro: Centro
Belém – Bairros: Batista Campos, Pedreira, Reduto, Umarizal
E nas cidades de Porto Alegre, Salvador e Maringá.