Contra o São Bento, nesta terça-feira (17), fora de casa, a partir das 21h30, o Vitória só tem uma opção de resultado: ganhar. Após um breve momento de conforto na Série B, o Leão volta a ser seriamente ameaçado pela zona de rebaixamento.
O relaxamento durou uma rodada. Ao entrar em campo no último sábado (14), na Fonte Nova, para enfrentar o Guarani, o rubro-negro sabia que não corria nenhum risco de voltar ao Z4. A diferença para a zona era de um ponto, mas todos os adversários diretos já haviam jogado.
Foi a primeira vez em que o Vitória jogou sem ser pressionado. Antes, desde a 16ª rodada, quando deixou o Z4, o time sempre havia entrado em campo com pontuação igual à do 17º colocado.
Disperso, a equipe de Carlos Amadeu tomou 1×0 do Guarani no primeiro tempo e não conseguiu revidar. Resultado: chega a esta 23ª rodada com um ponto a mais que o Z4, mas quase todos os seus adversários diretos jogam depois do rubro-negro.
Apenas o Vila Nova, 16º colocado com 24 pontos – a mesma pontuação do Vitória – joga nesta terça-feira, pouco antes do Leão: às 19h15, enfrenta em casa o Botafogo-SP.
Por coincidência, o adversário é o único time que não pode alcançar o Vitória na tabela. O São Bento é o lanterna, com 20 pontos.
O Figueirense, 19º, visita o Brasil de Pelotas na quinta-feira (19). O Guarani, 18º, enfrenta no sábado (21) o Paraná, em Campinas. Ambas as equipes têm 22 pontos. O Criciúma, 17º com 23 pontos, recebe o Atlético-GO na sexta-feira (20).
Ou seja: ao rubro-negro só serve a vitória. “Futebol é bom por isso. Tivemos um resultado ruim no sábado, mas na terça já temos a oportunidade de buscar a vitória. Temos que ter a tranquilidade e a consciência de que lá, contra o São Bento, será um jogo dificílimo. Temos que voltar a pontuar”, reconheceu o lateral-esquerdo Chiquinho.