Paulo Afonso: Delegado Bacelar fala sobre prevenção ao suicídio na Câmara de Vereadores

O delegado de Glória – BA, Marco Bacelar concedeu uma entrevista exclusiva para a nossa equipe da TV ChicoSabeTudo na manhã desta segunda-feira (16), logo após a sua participação durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso. Bacelar falou sobre as formas de prevenção ao suicídio e apresentou números de casos registrados no município de Paulo Afonso.

Em entrevista, Marco Bacelar disse que sua participação durante a sessão se deu através de um convite para falar sobre o tema suicídio, disse também que realizou uma pesquisa com dados fornecidos pela Organização Municipal de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Marco destacou que Paulo Afonso tem 31 casos de suicídios registrados e 107 casos de pessoas que tentaram o suicídio. O delegado comentou ainda a importância do tema ser discutido pela sociedade em geral. 

“São dados importantes que precisam ser analisados e a sociedade precisa fazer a sua parte, porque são casos que não envolvem somente as famílias das vítimas, envolve escolas, a própria sociedade como um todo. Cada um de nós podemos fazer um pouco, seja ficar atento, notando nos detalhes, conversando, porque muitas vezes a pessoa que está com o problema precisa apenas de atenção”, destacou Bacelar.

O delegado Marco Bacelar disse ainda que a depressão é um dos principais fatores que levam as pessoas a tirarem a própria vida. Questionado sobre o que a sociedade precisa fazer para combater o suicídio, Bacelar disse que é preciso ficar atento aos sinais.

“Mitos precisam ser quebrados, as pessoas precisam estar atentas, porque quem quer cometer suicídio muitas vezes dão sinais, então acho que o trabalho da sociedade, dos amigos e familiares é estar próximo e notar as mudanças de atitudes, notar que um isolamento são indicativos que se foram notados a tempo poderão sim evitar”, destacou.

Por fim, Marco Bacelar deixou um recado para quem sofre algum tipo de transtorno.

“Se deixem ajudar, porque a ajuda é bem-vinda, a vida é maravilhosa, o suicídio nunca foi e nunca será a única possibilidade, existem outras possibilidades e a grande probabilidade é você viver, viver a vida com intensidade”, pontuou Bacelar.

Assista: