Paulo Afonso: Psicanalista Ramalho Nóbrega fala sobre prevenção ao suicídio

O Dr. em psicanálise, Ramalho Nóbrega concedeu uma entrevista exclusiva para a nossa equipe da TV ChicoSabeTudo, logo após a sua participação durante a sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Paulo Afonso. Dr. Ramalho falou sobre a prevenção ao suicídio e da importância de identificar os sinais que as pessoas com transtornos demostram.

Em entrevista, Dr. Ramalho comentou a presença do Delegado Marco Bacelar, que apresentou estatísticas dos casos de suicídio em Paulo Afonso, segundo Dr. Ramalho, são dados assustadores e destacou que é preciso identificar os sinais que as pessoas com transtornos demostram.

“Ele vai sinalizar muito antes, de alguma forma ele irá dizer as pessoas que estão ao seu redor que ele tem esse pensamento de tirar a sua própria vida, como uma forma de alívio da sua dor, é uma falsa sensação de que a dor irá ser aliviada ao tirar a própria vida, quando eles tentam e não conseguem eles relatam que o interesse não era o suicídio, mas sim aliviar a sua dor”, disse D. Ramalho.

Dr. Ramalho ressaltou ainda a importância de se trabalhar a prevenção do suicídio durante todo o ano, “É importante trabalhar a prevenção não somente no mês de setembro, mas sim todos os dias, porque infelizmente o suicídio virou algo muito comum”.

Para encerrar a entrevista, Dr. Ramalho deixou um recado especial para quem sofre algum tipo de transtorno.

“Viver ainda é a melhor coisa, a vida é bela, viver é o que dá sentido ao ser humano. Se você está com problemas, está passando por uma necessidade, algum conflito, lembre-se que Deus é o autor da nossa vida, é tudo para Ele, Ele que fez a nossa vida, então só Ele tem o direito de tirá-la. Em segundo lugar tem os profissionais que estão dispostos a ajudar você e pedir socorro não é vergonhoso, procure um profissional, você não irá ser julgado pelo seu problema, pela sua dor, você vai ser ajudado e compreendido, também tem as igrejas que ajudam, então procure ajuda”, pontuou Dr. Ramalho.

Assista: